sábado, 1 de dezembro de 2007

Informe I - Congregação de FFCH (29/11) e Consuni (30/11)


Em meio às finalizações do processo eleitoral do Centro Acadêmico de Ciências Sociais - Ufba, no dia 29, acontecia a Congregação de FFCH, convocada para decidir o posicionamento do nosso instituto no Conselho Universitário auto-convocado que aconteceria no dia seguinte com pauta específica: Validade do Consuni do dia 19.

Após muita discussão sobre qual a metodologia deveria ser adotada naquela reunião, decidiu-se que a mesma deveria ser apenas apreciativa, sem caráter deliberativo, ainda que a diretora do instituto, Prof. Lina Brandão Aras, deixasse claro que o posicionamento dela no Consuni independia das deliberações da Congregação.

No dia 30, às 14:00, foi dado início ao Conselho Universitário. Logo de início, alguns conselheiros encaminharam uma proposta que consistiam na impugnação de dois outros conselheiros (pertencentes à Associação dos Professores Universitários da Bahia - APUB) que por motivos de força maior não poderiam estar compondo o quorum apresentado. Sem novidades, o presidente da mesa e reitor, Naomar de Almeida Filho, desconsiderou os encaminhamentos além de não permitir que outro conselheiro, representante do DCE, tivesse acesso à três documentos solicitados legitimamente, e assim tentou iniciar a pauta daquele Consuni. Indignados, cerca de 8 conselheiros se retiraram da sala acompanhados pelo corpo de estudantes presente. O quórum ainda existia e, ao reconhecerem que o reitor daria continuidade àquela reunião, auto-convocada pela liderança estudantil da Universidade, os estudantes deram fim ao Consuni, através de palmas, gritos de guerra e apitos.

Edital de eleições para o Centro Acadêmico de Ciências Sociais

A comissão eleitoral vem, por meio deste, divulgar que estão abertas as inscrições de chapas para pleitear a coordenação do Centro Acadêmico de Ciências Sociais. Todo (a) estudante regularmente matriculado no curso pode participar, desde que atenda os critérios estabelecidos pelo vigente Estatuto do CACiSO. É importante registrar que para composição de chapa, deverá atender o número mínimo de 15 pessoas, com identificação da chapa e a seguinte documentação: cópia do Registro de Matrícula (RM) e Cópia da Carteira de Identidade (RG).

• Inscrição de Chapas – 07/11 a 14/11
• Campanha e Debate(s) – 19/11 a 26/11
• Eleições – 27/11 e 28/11

Atenciosamente, Comissão Eleitoral – Centro Acadêmico de Ciências Sociais – UFBA

Leonardo Burgos- 2003
Rafael Labussière - 2005