Em meio às finalizações do processo eleitoral do Centro Acadêmico de Ciências Sociais - Ufba, no dia 29, acontecia a Congregação de FFCH, convocada para decidir o posicionamento do nosso instituto no Conselho Universitário auto-convocado que aconteceria no dia seguinte com pauta específica: Validade do Consuni do dia 19.
Após muita discussão sobre qual a metodologia deveria ser adotada naquela reunião, decidiu-se que a mesma deveria ser apenas apreciativa, sem caráter deliberativo, ainda que a diretora do instituto, Prof. Lina Brandão Aras, deixasse claro que o posicionamento dela no Consuni independia das deliberações da Congregação.
No dia 30, às 14:00, foi dado início ao Conselho Universitário. Logo de início, alguns conselheiros encaminharam uma proposta que consistiam na impugnação de dois outros conselheiros (pertencentes à Associação dos Professores Universitários da Bahia - APUB) que por motivos de força maior não poderiam estar compondo o quorum apresentado. Sem novidades, o presidente da mesa e reitor, Naomar de Almeida Filho, desconsiderou os encaminhamentos além de não permitir que outro conselheiro, representante do DCE, tivesse acesso à três documentos solicitados legitimamente, e assim tentou iniciar a pauta daquele Consuni. Indignados, cerca de 8 conselheiros se retiraram da sala acompanhados pelo corpo de estudantes presente. O quórum ainda existia e, ao reconhecerem que o reitor daria continuidade àquela reunião, auto-convocada pela liderança estudantil da Universidade, os estudantes deram fim ao Consuni, através de palmas, gritos de guerra e apitos.