domingo, 22 de junho de 2008

COLÓQUIO NACIONAL “PROCESSOS DE HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA”

COLÓQUIO NACIONAL “PROCESSOS DE HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA”

Chamada de Trabalhos - Atualizada

Promoção

Grupo de Pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia

Departamento de Ciência Política

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal da Bahia

Data

13 a 15 de novembro de 2008

Apresentação e objetivos do Colóquio

Diversos grupos e muitos pesquisadores brasileiros têm desenvolvido investigações e produzindo a partir do conceito de “Hegemonia”. Porém, a produção tem sido dispersa, apresentada em eventos de áreas ou sub-áreas, sem uma interlocução mais ampla.

Entre estas, podemos relacionar a Ciência Política, a Sociologia, a Cultura, a História, a Filosofia, a Comunicação, a Antropologia, os Estudos de Gênero, os Estudos Étnico-raciais, a Economia, a Administração, o Direito, o Serviço Social, a Educação, os Estudos do Meio Ambiente, a Geografia, etc.

Apesar desta dispersão, não há dúvida de que este é um referencial teórico de significativa importância na produção acadêmica nacional e que tem estado presente num sem número de trabalhos apresentados nos mais diversos encontros acadêmicos, assim como na produção em periódicos.

Assim sendo, a maior importância científica nacional deste evento, está em ser uma oportunidade de colocar lado a lado uma parte destes pesquisadores e desta produção. Isto permitirá cumprir o objetivo geral deste colóquio, que é a discussão, o debate e a troca de experiências de produção acadêmica, a partir de um quadro de referência teórica que tenha o conceito de hegemonia como um elemento chave.

Esta importância científica e o potencial de resultados do evento, ficam evidenciados pelo interesse nacional que nosso Colóquio já está provocando, o que se expressa, neste primeiro momento, pela composição de nossa Comissão Científica, de grande representatividade acadêmica estadual e nacional. Ou seja, apesar de não existir nenhuma organização ou rede permanente de pesquisadores dentro deste campo, logo sua aceitação se mostrou bem representativa e legitimadora.

Em termos específicos, seus objetivos são:

-A apresentação e discussão, em Seções Temáticas, de textos que tenham este referencial como uma base importante para a compreensão dos fenômenos sociais, políticos e culturais, contemporâneos ou históricos, e especialmente na América Latina e no Brasil.

-Permitir que aqueles que se identificam estas preocupações possam se encontrar, conhecer sua produção, trocar idéias e, eventualmente, produzir outras parcerias.

-Contribuir com a formação acadêmica de pós-graduandos e graduandos, especialmente da área de Ciências Humanas em geral, das Ciências Sociais, das Ciências Sociais Aplicadas e de Estudos Multidisciplinares.

-Permitir um espaço de interlocução com os setores da sociedade civil mais interessados num debate mais aprofundado sobre esta temática.

-Criar espaços e estímulos para potencializar a produção já existente de professores e de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica.

Processo de seleção dos trabalhos

Os trabalhos para as Seções Temáticas serão inscritos através de resumos expandidos com cerca de 8 mil caracteres, até 30 de junho. Estes serão selecionados por um Grupo Avaliador (Comissão Científica). Os autores dos trabalhos selecionados terão até o dia 15 de outubro para apresentar a versão completa de seus textos.

O Grupo Avaliador (Comissão Científica) fará a seleção no formato de avaliação cega. Ou seja, os avaliadores não terão conhecimento do nome, instituição de origem e outros dados de identificação dos autores.

Para isto, os trabalhos serão inscritos com dois arquivos anexados: um com o resumo expandido de cerca de 8.000 caracteres (ou quatro laudas, espaço 1,5) e título do trabalho. Outro, com um resumo de cinco linhas, título, nome do autor e os dados de identificação institucional e contato. Os avaliadores receberão apenas o primeiro destes arquivos, sem os dados de identificação.

A Comissão Científica tem uma composição nacional e será composto por 18 membros, sendo seis de universidades baianas, principalmente a UFBA (de cinco departamentos distintos) e um da UNEB/UCSal e doze de outras universidades como: Unicamp, UFRJ, UnB, UNESP, UFSC, UPF (RS), UFRN e UFF.

Características dos resumos e dos trabalhos na versão completa

O resumo expandido deve ter cerca de 8.000 caracteres ou quatro laudas, espaço 1,5 e título do trabalho. Fonte Arial, tamanho 12, em Word ou similar. Nesta versão não devem ser colocados nem o nome do autor nem outras informações de identificação.

O resumo simples terá cinco linhas, título, nome do autor e os dados de identificação institucional e contato. Fonte Arial, tamanho 12, em Word ou similar.

Os trabalhos na versão completa terão um máximo de 40.000 caracteres, incluindo espaços, notas e bibliografia. Também devem ser escritos com espaço 1,5, em fonte Arial, tamanho 12. Maiores detalhes sobre a edição do texto completo serão publicados quando da divulgação dos trabalhos aprovados (21 de julho).

Datas e prazos

30 de abril – Abertura da inscrição de trabalhos.

30 de junho - Encerramento das inscrições de trabalhos para seleção (resumos expandidos mais resumos simples).

21 de julho - Divulgação dos resultados dos trabalhos aceitos.

30 de agosto - Divulgação da distribuição dos trabalhos entre as STs.

15 de outubro – Prazo final para entrega da versão completa dos trabalhos.

13, 14 e 15 de novembro – Realização do Colóquio

Como inscrever os trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail processosdehegemonia@ufba.br

Local da realização

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Salvador - Bahia

Mesas redondas

As Mesas Redondas serão temáticas, de composição nacional ou internacional, e formadas a partir de convites feitos pela Comissão de Organização. Serão três mesas, formadas por pessoas que tenham conhecimento e experiências nos temas, de modo a se fazer um debate mais aprofundado sobre os três assuntos principais indicados: Hegemonia e Contra-hegemonia na América Latina; Processos de Hegemonia no Brasil; Sujeitos sociais, políticos e culturais contestatórios.


Programação geral

Dia 13/11: 18:00 - Abertura

19:00 – Mesa Redonda 1: Hegemonia e Contra-hegemonia na América Latina

Dia 14/11: 8:30 às 12:30 – Primeira reunião das STs

14:30 – Mesa Redonda 2: Processos de Hegemonia no Brasil

19:00 Confraternização com atividade cultural

Dia 15/11: 8:30 às 12:30 – Segunda reunião das STs

14:30 – Mesa Redonda 3: Sujeitos sociais, políticos e culturais contestatórios

18:00 – Encerramento

Publicação em Anais, Periódicos e Livro

Todos os trabalhos apresentados na versão completa, dentro do prazo, serão publicados em anais - na home page do evento.

Dentre os trabalhos aprovados e apresentados em sua versão completa e aqueles apresentados nas mesas redondas, haverá uma seleção para publicação como dossiê em Periódicos Científicos. Neste sentido, a Revista Crítica Marxista já assumiu esta parceria. Mas o Colóquio continua aberto para discutir outras possibilidades. Poderá haver também uma seleção para publicação na forma de livro, mas isto ainda depende de outras parcerias em negociação.

Inscrições dos participantes

As inscrições dos participantes estarão abertas a partir de 21 de julho. Todos os participantes, inclusive aqueles com apresentação de trabalhos nas STs e Mesas redondas deverão proceder a sua inscrição dentro da tabela a seguir:

Tipos de Inscrição

Com desconto

de 21 de julho a

08 de setembro

Com desconto

de 9 de setembro a 4 de novembro

No local do evento

13, 14 e 15 de novembro

Profissionais

120,00

140,00

180,00

Alunos de Pós-graduação

80,00

100,00

120,00

Alunos de graduação

20,00

30,00

40,00

Comissão Organizadora

Jorge Almeida – Professor Doutor UFBA

Luiz Filgueiras – Professor Doutor UFBA

Eliziário Andrade – Professor Doutor UNEB/UCSal

Cristina Ribeiro – Professora Doutoranda UNEB/UFBA

Rogério Ferreira – Mestrando UFBA

Yang Chung – Mestrando UFBA

Comissão Científica / Grupo Avaliador

Armando Boito Junior - Unicamp

Carlos Eduardo Martins - UFF

Carlos Nelson Coutinho - UFRJ

Eliziário Souza Andrade - UNEB-UCSal

Emiliano José da Silva Filho – Comunicação / UFBA

José Antonio Gomes de Pinho – Administração / UFBA

Lincoln Moraes de Souza - UFRN

Luis Felipe Miguel - UnB

Luiz Antonio Mattos Filgueiras – Economia / UFBA

Marco Aurélio Nogueira - UNESP

Maria da Graça Druck de Faria – Sociologia / UFBA

Mário José Maestri Filho - UPF-RS

Muniz Gonçalves Ferreira – História / UFBA

Nildo Domingues Ouriques - UFSC

Paulo Fábio Dantas Neto – Política / UFBA

Reinaldo Gonçalves Livre - UFRJ

Ricardo Luiz Coltro Antunes – Unicamp

Theotônio dos Santos - UFF

Parcerias já constituídas

Além do Grupo de Pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia www.hegemoniaecontrahegemonia.ufba.br

já são parceiros do Colóquio:

- Departamento de Ciência Política da UFBA

- Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA http://www.ppgs.ufba.br/site/main.asp?view=pagina.principal

- Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da UFSC http://www.iela.ufsc.br/

- Revista Crítica Marxista – CEMARX – Unicamp http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/

Home Page do Colóquio: www.hegemoniaecontrahegemonia.ufba.br/coloquio

Mapas do local e como chegar

(em construção)

Dicas de hospedagem

(em construção)

Dicas para alimentação

(em construção)