I Seminário
"O direito à cidade, movimentos sociais e justiça ambiental"
Inscrições (vagas limitadas):Até o dia 02 de julho pelo site: www.justicaurbana.webnode.com
As inscrições são gratuitas e haverá entrega de certificados.
Qual dúvida pode-se entrar em contato através do e-mail seminariojusticaurbana@yahoo
Release
Com o apoio da Coordenadoria de Ecumência de Serviço (CESE) e da Fundação Faculdade de Direito (FFDIR), o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), o Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano (PEU) do curso de Geografia da UFBA, o Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica (AGANJU) e o Programa Direito e Relações Raciais (PDRR), estarão realizando entre os dias 04 e 06 de julho de 2008 o I Seminário “O Direito à Cidade, Movimentos Sociais e Justiça Ambiental”. Com abertura do auditório da OAB-BA (dia 04) e demais atividades no espaço CEAS (São Lázaro – Federação). As inscrições são gratuitas e destina-se a toda a comunidade soteropolitana.
O presente evento busca contribuir para a inclusão do tema do direito à cidade como pauta de justiça ambiental na agenda da cidade do Salvador enquanto estratégia para melhoria da qualidade de vida, apresentando debates sobre a temática aos movimentos populares, ensejando, com isso, sua inclusão nas pautas de luta e a articulação em torno dos mesmos. Além disso, pretende-se aprofundar a articulação e diálogo entre os movimentos populares e a academia sobre a questão da justiça ambiental. A proposta será desenvolvida através de mesas redondas, espaços de diálogos, filmes e documentários, contando com a presença de convidados da academia baiana e internacional, dos movimentos sociais, estudantes entre outros.
Ao término do evento, todos os temas tratados serão organizados e publicados numa edição especial dos Cadernos do CEAS em forma de artigos. Pretende-se, ainda, a publicação de cartilhas populares com os resultados do seminário, que serão repassadas a comunidade.
Programação
O encontro será realizado em três dias, tendo principal formato a conferência, ou seja, a exposição seguida de debate entre expositor e público. Eis o calendário:
- Dia 04 de julho de 2008
18h: Mesa de abertura com uma apresentação do que será o evento, além de uma explanação sobre Direito à cidade, Movimentos Sociais e Justiça Ambiental.
- Dia 05 de julho de 2008
8 h: Mesa temática sobre saúde e saneamento ambiental
10h: Lanche, com exibição de curta-metragem.
10h20min: Abertura da mesa temática sobre moradia.
12h 20min: Almoço
14h: Abertura da mesa temática sobre transportes.
15h50min: Lanche
16h: Exibição de filme relacionado às temáticas tratadas.
18h: Noite cultural
19h30min: Encerramento das atividades do dia.
- Dia 06 de julho de 2008
8h: Mesa temática sobre segurança pública
10h: Lanche
10h20min: Mesa de encerramento, na qual serão levantados os pontos positivos, a viabilidade das propostas e os rumos que tomaram.
12h: Encerramento e almoço.