domingo, 29 de junho de 2008

I Seminário

I Seminário

"O direito à cidade, movimentos sociais e justiça ambiental"


Inscrições (vagas limitadas):Até o dia 02 de julho pelo site: www.justicaurbana.webnode.com/inscricao

As inscrições são gratuitas e haverá entrega de certificados.
Qual dúvida pode-se entrar em contato através do e-mail seminariojusticaurbana@yahoo.com.br ou pelo site www.justicaurbana.webnode.com


Release


Com o apoio da Coordenadoria de Ecumência de Serviço (CESE) e da Fundação Faculdade de Direito (FFDIR), o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), o Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano (PEU) do curso de Geografia da UFBA, o Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica (AGANJU) e o Programa Direito e Relações Raciais (PDRR), estarão realizando entre os dias 04 e 06 de julho de 2008 o I Seminário “O Direito à Cidade, Movimentos Sociais e Justiça Ambiental”. Com abertura do auditório da OAB-BA (dia 04) e demais atividades no espaço CEAS (São Lázaro – Federação). As inscrições são gratuitas e destina-se a toda a comunidade soteropolitana.

O presente evento busca contribuir para a inclusão do tema do direito à cidade como pauta de justiça ambiental na agenda da cidade do Salvador enquanto estratégia para melhoria da qualidade de vida, apresentando debates sobre a temática aos movimentos populares, ensejando, com isso, sua inclusão nas pautas de luta e a articulação em torno dos mesmos. Além disso, pretende-se aprofundar a articulação e diálogo entre os movimentos populares e a academia sobre a questão da justiça ambiental. A proposta será desenvolvida através de mesas redondas, espaços de diálogos, filmes e documentários, contando com a presença de convidados da academia baiana e internacional, dos movimentos sociais, estudantes entre outros.
Ao término do evento, todos os temas tratados serão organizados e publicados numa edição especial dos Cadernos do CEAS em forma de artigos. Pretende-se, ainda, a publicação de cartilhas populares com os resultados do seminário, que serão repassadas a comunidade.

Programação

O encontro será realizado em três dias, tendo principal formato a conferência, ou seja, a exposição seguida de debate entre expositor e público. Eis o calendário:

  • Dia 04 de julho de 2008

18h: Mesa de abertura com uma apresentação do que será o evento, além de uma explanação sobre Direito à cidade, Movimentos Sociais e Justiça Ambiental.

  • Dia 05 de julho de 2008

8 h: Mesa temática sobre saúde e saneamento ambiental

10h: Lanche, com exibição de curta-metragem.

10h20min: Abertura da mesa temática sobre moradia.

12h 20min: Almoço

14h: Abertura da mesa temática sobre transportes.

15h50min: Lanche

16h: Exibição de filme relacionado às temáticas tratadas.

18h: Noite cultural

19h30min: Encerramento das atividades do dia.

  • Dia 06 de julho de 2008

8h: Mesa temática sobre segurança pública

10h: Lanche

10h20min: Mesa de encerramento, na qual serão levantados os pontos positivos, a viabilidade das propostas e os rumos que tomaram.

12h: Encerramento e almoço.

SELEÇÃO DE CURRICULOS PARA PESQUISADOR DO IPEA

A Diretoria de Políticas Sociais do IPEA está selecionando currículos para pesquisador assistente para atuar na área de Igualdade Racial e na área de Ações Sociais Desenvolvidas por Organizações com e/ou sem Fins Lucrativos. Temos uma vaga para cada uma das áreas indicadas, e o pesquisador deve ter concluído o mestrado.

Os currículos podem ser enviados para os seguintes e-mails:



Igualdade Racial : waldemir.rosa@yahoo.com.br



Ações Sociais Desenvolvidas por Organizações com e/ou sem Fins Lucrativos: Roberto@yahoo.com.br