segunda-feira, 31 de março de 2008

PRÊMIO DESTAQUE DO ANO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança a 6..ª edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, em parceria com o British Council, destinado a bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Inscrições diretamente nas instituições de ensino superior até 15 de agosto de 2008. O prêmio é atribuído em duas categorias: Bolsista de Iniciação Científica e Mérito Institucional. Na categoria do Bolsista de IC serão concedidas até nove premiações, sendo três para cada grande área de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os vencedores receberão uma quantia, em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de IC; uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso e passagem e hospedagem para permitir a sua participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2009.


Há dois anos o prêmio possui a novidade de conceder uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pela British Council, para visitar centros de excelência. Esta premiação é concedida a uma das áreas da categoria de bolsistas de IC, em sistema de rodízio. Em 2008, o agraciado contemplado será da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Podem concorrer ao prêmio bolsistas de iniciação científica do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa. Na categoria Mérito Institucional, poderão concorrer instituições que participam do PIBIC e que têm bolsistas concorrendo ao prêmio. As inscrições podem ser feitas, individualmente pelo bolsista, nas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão similar e nas coordenações do PIBIC na instituição. A documentação necessária e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço http://destaqueic.cnpq.br. As instituições deverão encaminhar ao CNPq, também pelo endereço eletrônico, até 29 de agosto, os três melhores relatórios dos bolsistas de IC, um de cada grande área do conhecimento. O resultado será divulgado até 30 de setembro. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro deste ano, em Brasília.

domingo, 30 de março de 2008

REFORMA CURRICULAR

CACISO informa a tod@s que irá ocorrer no dia 01/04 às 11hrs na sala 8
reunião do C.A. com as pautas:
-Colegiado
-Reforma Curricular

A reunião terá a presença do Coordenador do Colegiado Marco Tromboni que necessita desse espaço para um maior diálogo com os estudantes e esclarecimentos acerca de problemas no colegiado e a proposta de uma reforma curricular no curso de
Ciências Sociais.
Contamos com a presença de todos nessa reunião de suma importância para a vida acadêmica dos estudantes.

I ENCONTRO DE ESTUDANTES NEGRAS E NEGROS DA UFBA - ENNUFBA

Como iniciativa no intuito de rearticular o movimento estudantil negro, o DCE-UFBa, em parceria com organizações do movimento negro de dentro e fora da Universidade, DAs, CAs e militantes independentes, está realizando o I Encontro de Estudantes Negras e Negros da UFBA (ENNUFBA).
O C.A.CISO junto com os CA's de São Lázaro já promoveu o PRÉ-ENNUFBA no dia 27/03.
Agora, articuladas as entidades de base, será realizado entre os dias 4 a 6 de Abril no Terreiro de Jesus - Pelourinho, Faculdade de Medicina da Bahia, uma série de conferências sobre o tema.

Maiores informações do site:
www.dce.ufba.br/ennufba

DEBATE

"Cuba, a renúncia de Fidel: o que aconteceu?" é tema de debate na próxima quarta-feira (2 de abril), organizado pelos departamentos de Ciência Política e História da UFBA, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH). Na mesa, os professores Carlos Sarno, da UCSal, Israel Pinheiro e Muniz Ferreira, ambos da FFCH-UFBA. O evento é promovido juntamente com os centros acadêmicos de Ciências Sociais e História.
No auditório da Unidade (SALA 08), em São Lázaro, das 9 às 11h.