sexta-feira, 25 de abril de 2008

COLÓQUIO NACIONAL “PROCESSOS DE HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA”

Chamada de Trabalhos

Promoção

Grupo de Pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia

Departamento de Ciência Política

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal da Bahia

Data

13 a 15/11/2008

Apresentação e objetivos do Colóquio

Diversos grupos e muitos pesquisadores brasileiros têm desenvolvido investigações e produzindo a partir do conceito de “Hegemonia”. Porém, a produção tem sido dispersa, apresentada em eventos de áreas ou sub-áreas, sem uma interlocução mais ampla.

Entre estas, podemos relacionar a Ciência Política, a Sociologia, a Cultura, a História, a Filosofia, a Comunicação, a Antropologia, os Estudos de Gênero, os Estudos Étnico-raciais, a Economia, a Administração, o Direito, o Serviço Social, a Educação, os Estudos do Meio Ambiente, a Geografia, etc.

Apesar desta dispersão, não há dúvida de que este é um referencial teórico de significativa importância na produção acadêmica nacional e que tem estado presente num sem número de trabalhos apresentados nos mais diversos encontros acadêmicos, assim como na produção em periódicos.

Assim sendo, a maior importância científica nacional deste evento, está em ser uma oportunidade de colocar lado a lado uma parte destes pesquisadores e desta produção. Isto permitirá cumprir o objetivo geral deste colóquio, que é a discussão, o debate e a troca de experiências de produção acadêmica, a partir de um quadro de referência teórica que tenha o conceito de hegemonia como um elemento chave.

Esta importância científica e o potencial de resultados do evento, ficam evidenciados pelo interesse nacional que nosso Colóquio já está provocando, o que se expressa, neste primeiro momento, pela composição de nossa Comissão Científica, de grande representatividade acadêmica estadual e nacional. Ou seja, apesar de não existir nenhuma organização ou rede permanente de pesquisadores dentro deste campo, logo sua aceitação se mostrou bem representativa e legitimadora.

Em termos específicos, seus objetivos são:

-A apresentação e discussão, em Seções Temáticas, de textos que tenham este referencial como uma base importante para a compreensão dos fenômenos sociais, políticos e culturais, contemporâneos ou históricos, e especialmente na América Latina e no Brasil.

-Permitir que aqueles que se identificam estas preocupações possam se encontrar, conhecer sua produção, trocar idéias e, eventualmente, produzir outras parcerias.

-Contribuir com a formação acadêmica de pós-graduandos e graduandos, especialmente da área de Ciências Humanas em geral, das Ciências Sociais, das Ciências Sociais Aplicadas e de Estudos Multidisciplinares.

-Permitir um espaço de interlocução com os setores da sociedade civil mais interessados num debate mais aprofundado sobre esta temática.

-Criar espaços e estímulos para potencializar a produção já existente de professores e de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica.

Características dos trabalhos e processo de seleção

Os trabalhos para as Seções Temáticas serão inscritos através de resumos expandidos com cerca de 8 mil caracteres. Estes serão selecionados por um Grupo Avaliador (Comissão Científica), no formato de avaliação cega. Ou seja, os avaliadores não terão conhecimento do nome, instituição de origem e outros dados de identificação dos autores.

Para isto, os trabalhos serão inscritos com dois arquivos anexados: um com o resumo expandido de cerca de 8.000 caracteres (ou aproximadamente quatro laudas, espaço 1,5) e título do trabalho; outro, com um resumo de cinco linhas, título, nome do autor e os dados de identificação institucional e contato. Os avaliadores receberão apenas o primeiro destes arquivos, sem os dados de identificação.

O Grupo Avaliador tem uma composição nacional e será composto por 16 membros, sendo seis de universidades baianas, principalmente a UFBA (de cinco departamentos distintos) e um da UNEB/UCSal e dez de outras universidades como: Unicamp, UFRJ, UnB, UNESP, UFSC, UPF (RS) e UFRN.

Datas e prazos

30 de abril – Abertura da inscrição de trabalhos.

30 de junho - Encerramento das inscrições de trabalhos para seleção (resumos expandidos).

21 de julho - Divulgação dos resultados dos trabalhos aceitos.

30 de agosto - Divulgação da distribuição dos trabalhos entre as STs.

15 de outubro - Prazo para apresentação da versão completa dos trabalhos.

13, 14 e 15 de novembro – Realização do Colóquio

Como inscrever os trabalhos

Até a informação de e-mail definitivo, os trabalhos devem ser enviados para o e-mail jorgeal@ufba.br

Local da realização

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Salvador - Bahia

Mesas redondas

As Mesas Redondas serão temáticas, de composição nacional ou internacional, e formadas a partir de convites feitos pela Comissão de Organização. Serão três mesas, formadas por pessoas que tenham conhecimento e experiências nos temas, de modo a se fazer um debate mais aprofundado sobre os três assuntos principais indicados: Hegemonia e Contra-hegemonia na América Latina; Processos de Hegemonia no Brasil; Sujeitos sociais, políticos e culturais contestatórios.

Programação geral

Dia 13/11: 18h - Abertura

19h – Mesa Redonda 1: Hegemonia e Contra-hegemonia na América Latina

Dia 14/11: 8:30 às 12:30 – Primeira reunião das STs

14:30 – Mesa Redonda 2: Processos de Hegemonia no Brasil

19: Confraternização com atividade cultural

Dia 15/11: 8:30 às 12:30 – Segunda reunião das STs

14:30 – Mesa Redonda 3: Sujeitos sociais, políticos e culturais contestatórios

18:00 – Encerramento

Publicação

Todos os trabalhos apresentados na versão completa, dentro do prazo, serão publicados em anais - na home page do evento.

Dentre os trabalhos aprovados e apresentados em sua versão completa e aqueles apresentados nas mesas redondas, poderá haver uma nova seleção para publicação impressa, na forma de livro ou como dossiê em um periódico científico. Entretanto, isto ainda depende de outras parcerias em negociação.

Comissão Organizadora

Jorge Almeida – Professor Doutor

Luiz Filgueiras – Professor Doutor

Eliziário Andrade – Professor Doutor

Cristina Ribeiro – Professora Doutoranda

Rogério Ferreira – Mestrando

Yang Chung – Mestrando

Comissão Científica / Grupo Avaliador

Armando Boito Junior - Unicamp

Carlos Nelson Coutinho - UFRJ

Eliziário Souza Andrade - UNEB-UCSal

Emiliano José da Silva Filho – Comunicação / UFBA

José Antonio Gomes de Pinho – Administração / UFBA

Lincoln Moraes de Souza - UFRN

Luis Felipe Miguel - UnB

Luiz Antonio Mattos Filgueiras – Economia / UFBA

Marco Aurélio Nogueira - UNESP

Maria da Graça Druck de Faria – Sociologia / UFBA

Mário José Maestri Filho - UPF-RS

Muniz Gonçalves Ferreira – História / UFBA

Nildo Domingues Ouriques - UFSC

Paulo Fábio Dantas Neto – Política / UFBA

Reinaldo Gonçalves - UFRJ

Ricardo Luiz Coltro Antunes - Unicamp

Home Page do Colóquio: a home page vai entrar no ar no mês de maio

domingo, 20 de abril de 2008

REUNIÃO DO CACISO

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais convida novamente os membros do corpo discente para estarem construindo na quarta-feira, 23/04/2008 às 13hs, mais uma reunião do centro acadêmico que terá como pontos de pauta: informes, balanço parcial do CA e projeto de Xerox.

Desde já contamos com a participação de todos.

CACISO!