sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Prestação De Contas do 23º ENECS


A comissão organizadora do XXIII ENECS vem através desta carta, prestar contas acerca de toda movimentação financeira deste evento. Primeiramente por questões avaliativas nós (integrantes da CO) faremos um breve histórico do processo de construção que tiveram pontos negativos e positivos.

DAS DIFICULDADES INTERNAS

1. Construção tardia do encontro que impossibilitou de fazermos arranjos a fim de um encontro mais organizado;
2. O esvaziamento das comissões nas vésperas do encontro por diversos motivos;
3. Falta de apoio devido da universidade principalmente dos setores que são responsáveis pela estrutura e assistência estudantil;
4. Falta de apoio relacionado à maioria dos estudantes de ciências sociais da UFBA. Lembrando que além de não ter o apoio do conjunto de estudantes da UFBA, na Bahia esse é o único local onde existe o curso de ciências sociais.

DA COMISSAO ORGANIZADORA

1. Por falta de pessoas as comissões organizadoras não puderam trabalhar com todo o seu potencial;
2. Falta de recursos para a manutenção no processo de construção do encontro
3. Varias pessoas que proporam a realização do encontro não ajudaram efetivamente na sua construção, que foi deixado nas mãos do CACISO, e de outros estudantes que colaboraram para tentar organizar o ENECS.
4. Em uma das reuniões da comissão geral do ENECS foi decidido pela maioria dos estudantes que o encontro seria de construção autônoma, ou seja, auto-financiado, inclusive esse debate foi colocado na comunidade do ENECS.

DESARTICULAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE CIENCIAS SOCIAIS A NIVEL NACIONAL

1. Essa desarticulação a nível nacional dificultou na comunicação e duvidas sobre: quantidade de pessoas que realmente viriam para o encontro, dias de chegada das delegações e outros;

O ENCONTRO

1. Como todos sabem o encontro corria o risco de não acontecer pelos problemas de falta de organização e poucas pessoas trabalhando
2. Pouco mais de 10 pessoas se revezavam na construção efetiva do encontro nos seus mínimos detalhes. Reunimos-nos nas vésperas do encontro, num mutirão para resolver problemas decisivos;
3. Somam-se a isso as falhas estruturais da universidade. Várias foram às queixas quanto ao valor da inscrição do encontro, o que é de total legitimidade, mas quem esteve no encontro pode presenciar a total falta de estrutura adequada para realização do encontro e dos problemas que tivemos que enfrentar;
4. Falta de um restaurante universitário;
5. Falta de um ginásio de esporte próximo para servir de alojamento e vestiário;
6. O total desinteresse da universidade para com o encontro e até mesmo a repressão que foi feita aos eventos culturais. Vale também a ressalva de que os serviços dos funcionários da UFBA que precisamos tiveram que ser desembolsado, dentre eles: eletricidade, encanamento, segurança, serviço hospitalar e limpeza.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A questão da estrutura da universidade contribuiu para a desorganização e a falta de recepção adequada dos estudantes. Todos os problemas acima citado, tentamos superá-los enfrentando esgotamento físico e mental, pois durante o evento surgiam demandas, na qual as mesmas pessoas que iriam resolve-las estavam incumbidas de outras tarefas no encontro, causando sobrecarga destes indivíduos.

Mais uma vez pedimos desculpas por todos os problemas, contudo nós da CO que atualmente conta com 4 (quatro) pessoas que se desdobram em Centro Acadêmico, faculdade e vida pessoal, tentando organizar todos os documentos necessário para a prestação de contas deste encontro. Nesse contexto que prestamos contas de todas as verbas utilizadas para a viabilização deste ENECS, juntamente com a conhecida “questão da alimentação”, e todos os problemas relacionados a esta.

Alem disso queremos agradecer as pessoas que nos ajudaram durante o encontro, alguns se privando de participar do evento para ajudar com a organização.


Planilha de Gastos:


GASTOS COM FESTAS, APARELHO DE SOM E DANOS R$1292,87


TRANSPORTE(CARRETO, TAXI, COMBUSTIVEL) R$522,00

ALIMENTAÇÃO R$34648,00

ESTRUTURA:

Locação de contêiner R$2000,00


Aluguel de 5 banheiros químicos R$2100,00

Instalação de posto médico e pagamento do pessoal R$3070,00

Serviços de limpeza no instituto de arquitetura R$150,00

Serviços de limpeza no instituto de geografia R$150,00

Segurança R$4780,00

Serviços de limpeza do instituto de física R$250,00

Pasta brinde impressa R$1980,00

Impressão de 1000 credenciais R$315,00

Serviços de capinagem, encanador e eletricista R$670,00

TOTAL ESTRUTUTRA R$15465,00

MATERIAIS DE ESCRITORIO, GASTOS COM CELULAR E OUTROS MATERIAIS(OFICINAS, XEROX, FIAÇÃO, CANOS) = R$879,15

CONFECÇÃO DAS CAMISAS DO ENCONTRO R$1419,01


PAGAMENTO DO EMPRESTIMO TOMADO DO CACISO R$790,00


TOTAL DE GASTOS 55016,03


DINHEIRO RECEBIDO:

LUCRO DA FESTA DO CA E DO PEDÁGIO FEITO PELOS ESTUDANTES R$210


O EMPRÉSTIMO DO CA AO ENECS R$790,00

LUCRO DAS FESTAS R$3048,62

VENDA DAS CAMISAS R$2000,00

INSCRICOES VIA NET 590 INSCRICOES:

- 556 COM ALIMENTAÇÃO
- 34 SEM ALIMENTAÇÃO


TOTAL R$37575,00

INSCRICOES PRESENCIAIS NUM TOTAL DE 207 PESSOAS:

10 a R$ 40(MOTORISTAS) * SÓ ALIMENTAÇÃO

120 a R$ 70 * C/ ALIMEMTAÇÃO

30 a R$ 30 * S/ ALIMENTAÇÃO

47 a R$ 45 * S/ ALIMENTAÇÃO

TOTAL R$11815,00

TOTAL ARRECADADO R$55438,62

GASTOS R$55016,03


SOBRA R$422,59


QUESTÃO DA ALIMENTAÇÃO

Faltando dois dias para o encontro, assinamos o contrato do fornecimento da alimentação depois de uma negociação exaustiva com a responsável do fornecimento, cuidando para a refeição não ultrapassar o orçamento previsto.
Como todos presenciaram existiam demandas que sobrecarregavam os indivíduos. Nesse contexto que três pessoas participaram da negociação diretamente com a fornecedora da alimentação:
- Responsável pela negociação direta;
- Responsável pela contagem de inscrições via NET ;
- Responsável que assinou o contrato e efetuou os pagamentos.
O responsável pela contagem via net forneceu a quantia de 800 alimentações para o responsável que assinou o contrato, e com isso passou para a fornecedora da alimentação. O problema ocorreu quando esse responsável pela contagem errou a quantia de alimentações, fato esse verificado depois do termino do encontro.
1. O problema surgiu quando o responsável por informar a quantidade de pessoas com alimentação, por algum motivo errou, informando a quantia errada, que foi passada para a pessoa que assinou o contrato com a prestadora do serviço. Alem disso existiram alguns problemas como:

· Um dos problemas mais graves, foi que apesar de termos pedido alimentação a mais, não tínhamos acesso ao excedente do dia dos alimentos perecíveis, impossibilitando que a CO constatasse o equivoco em relação à contagem da alimentação e pudesse intervir, resolvendo o problema no primeiro dia;
· Atraso por parte da contratada;
· Falta de alimentação;
· Alimentação estragada;
· Falta de funcionários da contratada para o melhor fornecimento da alimentação, pois as pessoas da CO que já haviam trabalhado em outras coisas, tinham, ou que acordar cedo para servir o café, ou já cansado ajudar pela noite.
Com as inscrições presenciais foram aumentadas mais 176 alimentações, nesse numero existem alimentações a mais, pois fornecíamos alimentação para alguns seguranças, outros servidores que nos auxiliavam no encontro, algumas pessoas que participaram das oficinas e para os membros da CO.
O fato é que devemos recorrer a todos esse problemas com a fornecedora da alimentação, seja pelo diálogo, ou juridicamente. Mas, um fato importante deve ser dito: o responsável pela contagem via Net, não quer arcar com as conseqüências do seu erro, o que seria o mais correto e não apenas quem assinou o contrato, que não teve nenhuma culpa.








Comissão organizadora do 23º ENECS