- Guia de ofertas em componentes curriculares: 10/01
- Matrícula WEB: 11/01 a 25/01
- Matrícula Presencial: 11/02 a 15/02
- Divulgação dos resultados pela WEB: 09/02
O calendário completo pode ser encontrado no sítio da SGC em formato PDF.
Postado por Ciencias Sociais às 10:52
Caros integrantes do CORECS,
Inicialmente gostaríamos de ratificar algo que entre nós já se faz unânime, ou seja, a certeza da realização do ENECS 2008 na Bahia. Entretanto gostaríamos de esclarecer ou até mesmo reafirmar alguns pontos.
A antiga gestão do nosso diretório acadêmico não disponibilizou um possível material prévio de suas discursões internas - devido talvez a um rarefeito espaço de dialogo entre gestões. Ao assumirmos a gestão nos empenhamos com grande energia na construção da viabilidade do ENECS. Cabe frisar que a UFBA está num processo conturbado de reestruturação em sua engenharia pedagógica e participamos atualmente de uma frente que se articula e se integra nessa conjuntura.
Desde o inicio de nossa gestão (29/11) buscamos encarar os problemas relacionados com a apresentação do pré-projeto. Temos consciência da importância deste para a discussão na mesa do CORECS, porém algumas singularidades precisam ser debatidas com a comissão organizadora antes de enviarmos nosso material na integra. Neste momento o que podemos disponibilizar seria o possível tema e também a metodologia proposta neste evento.
Agradecemos de antemão pela colaboração e esperamos as indicações do CORECS acerca de nosso esboço. Cremos que a partir do diálogo conjunto podemos construir um ENECS estruturado e consciente das demandas regionais e nacionais dos estudantes de Ciências Sociais.
Postado por Ciencias Sociais às 06:06
Em meio às finalizações do processo eleitoral do Centro Acadêmico de Ciências Sociais - Ufba, no dia 29, acontecia a Congregação de FFCH, convocada para decidir o posicionamento do nosso instituto no Conselho Universitário auto-convocado que aconteceria no dia seguinte com pauta específica: Validade do Consuni do dia 19.
Após muita discussão sobre qual a metodologia deveria ser adotada naquela reunião, decidiu-se que a mesma deveria ser apenas apreciativa, sem caráter deliberativo, ainda que a diretora do instituto, Prof. Lina Brandão Aras, deixasse claro que o posicionamento dela no Consuni independia das deliberações da Congregação.
No dia 30, às 14:00, foi dado início ao Conselho Universitário. Logo de início, alguns conselheiros encaminharam uma proposta que consistiam na impugnação de dois outros conselheiros (pertencentes à Associação dos Professores Universitários da Bahia - APUB) que por motivos de força maior não poderiam estar compondo o quorum apresentado. Sem novidades, o presidente da mesa e reitor, Naomar de Almeida Filho, desconsiderou os encaminhamentos além de não permitir que outro conselheiro, representante do DCE, tivesse acesso à três documentos solicitados legitimamente, e assim tentou iniciar a pauta daquele Consuni. Indignados, cerca de 8 conselheiros se retiraram da sala acompanhados pelo corpo de estudantes presente. O quórum ainda existia e, ao reconhecerem que o reitor daria continuidade àquela reunião, auto-convocada pela liderança estudantil da Universidade, os estudantes deram fim ao Consuni, através de palmas, gritos de guerra e apitos.
Postado por Ciencias Sociais às 18:31
Postado por Ciencias Sociais às 16:00